Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

HSBC: Dia Nacional de Lutas fecha 26 agências da base

EM CURITIBA E REGIÃO, SÓ NOS CINCO PRIMEIROS MESES DO ANO FORAM 289 DESLIGAMENTOS

 

Bancários do HSBC de todo Brasil realizam um Dia Nacional de Lutas nesta quinta-feira, 14 de junho. Em Curitiba, 25 agências estão fechadas, além do Centro Administrativo Palácio Avenida. Em Pinhais, também base do Sindicato, há uma agência fechada. No Paraná, são 42 agências fechadas no total. Os bancários protestam contra o alto número de demissões feitas pelo banco nos últimos meses. 

 

Os diretores do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região estão distribuindo à população uma carta aberta que explica a situação vivida pelos funcionários. "As agências trabalham com número reduzido de funcionários, o que impacta diretamente no atendimento aos clientes", explica Carlos Kanak, dirigente do Sindicato e coordenador nacional da Comissão de Organização de Empresa (COE/HSBC).

 

Além das demissões já promovidas, o HSBC anunciou um processo de reestruturação sem explicações de como ele será feito, o que gerou apreensão entre os funcionários. Na última segunda-feira, 11 de junho, o Sindicato se reuniu com representantes da direção do HSBC para pedir explicações. 

 

Demissões – Somente na base do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, foram 701 desligamentos em 2011. Só nos primeiros cinco meses de 2012, o Sindicato já registrou 289 desligamentos, entre demissões sem justa causa ou a pedido.

 

As agências ficarão fechadas até o final do expediente. O autoatendimento funciona normalmente.

 

Veja a carta aberta entregue à população:

 

CARTA AOS CLIENTES DO HSBC: EXIGIMOS RESPEITO

 

Os bancários do HSBC estão protestando hoje em todo o país contra a exploração do banco inglês a seus clientes e a seus funcionários. Ao contrário do que promete em suas propagandas na televisão, o HSBC esfola seus clientes no Brasil com os maiores juros e as maiores tarifas bancárias do mundo – muito superiores ao que cobra em seu país de origem, no resto da Europa, na Ásia e nos outros países das Américas.



O HSBC obtém no Brasil seu quarto maior rendimento no mundo. Mas presta mau atendimento aos usuários nas agências, onde sobram filas e faltam funcionários, porque o banco está demitindo bancários em todo o país.



Os funcionários que ficam são obrigados a trabalhar em dobro e a empurrar aos clientes produtos e serviços que eles não precisam. A cada vez mais extenuante carga de trabalho e as pressões para atingir metas impossíveis estão adoecendo os bancários.



Estamos protestando para exigir mais respeito do banco. Queremos o fim das demissões e mais contratações para aliviar a pressão e atender melhor aos clientes. Pedimos sua compreensão e apoio nesta luta, que não é apenas dos bancários, mas de toda a sociedade.
 

 

Leia mais:

 

HSBC: Sindicato continua cobrando garantia de emprego

 

 

*atualizado às 14h14

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]