O HSBC Brasil anunciou lucro de R$612 milhões no primeiro semestre de 2011, 44,3% superior ao alcançado no mesmo período no ano passado, quando lucrou R$424 milhões. O resultado foi impulsionado pela expansão da carteira de crédito em 27,2%.
Com este resultado, a filial brasileira se mantém como terceira operação mais lucrativa do banco inglês, com quase 6% dos resultados mundiais.
Fim da rotatividade – O HSBC anunciou também a contratação de 605 novos funcionários no Brasil. No entanto, estas novas contratações se dão às custas da rotatividade. Nos seis primeiros meses deste ano, foram contratados 1.957 trabalhadores, mas outros 1.352 foram desligados. Daí o saldo positivo de 605 novos funcionários. "Apesar do saldo positivo, as demissões atingem geralmente os empregados com salário maior, sendo substituídos por outros com remuneração menor", lembra Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeira da Contraf-CUT.
O banco também anunciou que contratará mil novos gerentes para a área de relacionamento, o que poderá criar um problema na área de recursos humanos e remuneração. Acontece que a busca será por profissionais do mercado, que exigirão um salário alto para ingresso, maior do que os que já estão no HSBC Brasil. "Por que não priorizar e promover o quadro interno da empresa?", indaga Miguel Pereira.