Na manhã desta quarta-feira, 24 de julho, dirigentes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região se reuniram com funcionários das agências Rui Barbosa e Centro do HSBC em São José dos Pinhais. Os bancários foram informados sobre as últimas notícias da Campanha Nacional dos Bancários e também das negociações específicas com o banco.
A pauta específica dos funcionários do HSBC inclui debates sobre PCCS, plano de saúde, emprego, remuneração, previdência complementar, entre outros. "A pauta não é do Sindicato ou da Comissão de Empregados. É do bancário, que deve acompanhar e participar de todas as etapas da campanha salarial", convoca Carlos Kanak, coordenador nacional da COE/HSBC.
Acesse aqui a minuta específica de reivindicações do HSBC.
Mobilizações – O Sindicato também alertou os trabalhadores sobre o momento de mobilizações, mas principalmente contra o PL 4330, que está tramitando e que liberaria as terceirizações nas atividades-fim das empresas, incluindo os bancos. O projeto de lei que escancara as terceirizações trará efeitos nefastos aos bancários se aprovada da forma como está. "Temos que impedir esse projeto e para isso temos um calendário de lutas agendado para o mês de agosto", informa Kanak.
"É hora de mobilização dos bancários, de participar da luta, sindicalizando-se, participando ativamente da campanha salarial que se aproxima, estar atento ao movimento de Sindicatos e das Centrais, mas principalmente para cobrarmos do Governo Federal que vete o PL 4330", alertou Ubiratan Pedroso, o Bira do Banco, diretor do Sindicato e funcionário do HSBC.
O calendário de lutas foi aprovado durante a 15ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada entre os dias 19 e 21 de julho em São Paulo. Durante a Conferência também foi debatida e aprovada a minuta de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários, que será entregue à Fenaban na próxima terça-feira, 30 de julho.
Acesse aqui as informações sobre o calendário de lutas e a minuta de reivindicações.
Assembleia para aprovação da minuta – Todos os bancários da base do Sindicato em Curitiba e região estão convocados para assembleia de aprovação da minuta, que será realizada no Espaço Cultural, na próxima segunda-feira, 29 de julho, às 18h30 (primeira convocação) e 19h00 (segunda convocação). Participe!
Assédio moral – Outro tema abordado durante as reuniões por local de trabalho no HSBC é o combate ao assédio moral. O Sindicato reforçou que os bancários devem denunciar casos de assédio para se proteger contra abusos de gestores.
Além de Carlos Kanak e do Bira do Banco, estiveram reunidos com os funcionários do HSBC em São José dos Pinhais o presidente do Sindicato, Otávio Dias, a diretora da Secretaria da Igualdade e da Diversidade, Cristiane Zacarias, o presidente da Fetec-CUT-PR, Elias Jordão, e o diretor da Fetec Deonísio Schmidt.