Não diferente das práticas do dia a dia, do desrespeito e do assédio moral destinado aos trabalhadores, o HSBC está se destacando como principal vilão da Campanha Nacional dos Bancários 2012. Nesta segunda-feira, 24 de setembro, o gestor da Agência HSBC Marechal Deodoro está proibindo os trabalhadores grevistas de utilizarem as dependências do banco (banheiros e bebedouros) em qualquer circunstância. Na semana passada, ele já havia obrigado os bancários a entrarem no local para trabalhar utilizando as portas de emergência, numa postura assediadora e de total intransigência.
Todos os dias, chegam ao Sindicato dos Bancários de Curitiba e região denúncias de práticas antissindicais por parte do banco inglês. Além de transportar bancários via helicópteros para dentro do Centro Administrativo Xaxim, o HSBC também está expondo seus funcionários a condições precárias, obrigando-os a trabalhar em locais sem infraestrutura e segurança adequadas.
Na última semana, o Sindicato soube que os funcionários do Centro Administrativo Palácio Avenida estão recebendo mensagens no celular vindas dos gerentes, avisando que eles terão de trabalhar em horários alternativos, após 16h, ameaçando aqueles que não comparecerem.
Já na manhã desta segunda-feira, 24, o Sindicato recebeu a denúncia de que os bancários do setor de cobrança, que trabalham no Centro Administrativo Vila Hauer, estão sendo encaminhados, com um ônibus fretado pelo HSBC, a uma empresa de telemarketing. Segundo o relato, o local não possui ventilação e nem cumpre as normas de acessibilidade necessárias, e mesmo assim os trabalhadores com deficiências físicas são encaminhados ao local. O setor de cobrança é formado por cerca de 90 bancários somente no período da tarde.