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HSBC: Sindicato continua cobrando garantia de emprego

DIRIGENTES ESTIVERAM REUNIDOS COM A DIREÇÃO DO BANCO PARA DAR CONTINUIDADE ÀS REUNIÕES DE ESCLARECIMENTO SOBRE O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO

Os representantes da direção do HSBC e do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região estiveram reunidos nesta segunda-feira, 11 de junho, para tratar, mais uma vez, do processo de reestruturação que o banco vem implementando. O movimento sindical cobrou esclarecimentos sobre as mudanças que também estão ocorrendo nas agências bancárias, principalmente sobre a implantação dos Assistentes de Caixa (máquinas que supostamente auxiliariam no trabalho dos Caixas) e da função de Consultor de Operações (que irá substituir a função de Gerente de Serviços).

Estiveram presentes o presidente do Sindicato, Otávio Dias, os diretores Carlos Alberto Kanak e Cristiane Zacarias e a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região Liliane Fiuza. Representando o HSBC, participaram o superintendente executivo Aydes Junior e os relações sindicais Gilmar Lepchak e Eliomar Scheffer. “Mais uma vez, nós reafirmamos nossa preocupação com o emprego dos bancários. Mesmo diante desta remodelação, exigimos um compromisso do HSBC de que não haverá demissões”, destaca Kanak, coordenador nacional da COE/HSBC.

O modelo de atendimento com Assistente de Caixas, que já vem sendo testado em algumas agências, traz inúmeras preocupações no âmbito da Saúde e das Condições de Trabalho, principalmente com relação à ergonomia e com os impactos destas mudanças nas LER/Dort. Já o modelo com Consultor de Operações pressupõe um mesmo funcionário desempenhando sua função em várias agências, o que também é bastante preocupante.

“Atualmente, já observamos um quadro bastante reduzido de bancários nas agências do HSBC, com uma pressão desmedida pelo cumprimento de metas, e uma política de salários com valores abaixo dos de mercado. Agora, o banco coloca mais uma situação de sobrecarga, com um mesmo funcionário tendo que atender mais de uma unidade ou operar uma nova máquina em seu dia-a-dia. Isso só nos mostra que a empresa quer produtividade a qualquer custo!”, analisa Kanak.

Assim, o movimento sindical bancário cobrou, mais uma vez, o compromisso da direção do HSBC de que não haverá demissões, que os funcionários serão realocados e que o banco se preocupará com as pessoas durante todo o processo de reestruturação. A direção do banco afirmou que todos os funcionários que ocupam a função de Gerente de Serviços serão realocados e que não serão realizadas demissões em massa.

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