BANCO PRETENDE MANTER AGÊNCIAS ABERTAS DAS 8H ÀS 20H PARA ATENDIMENTO DE CORRENTISTAS, MAS NÃO PREVÊ AUMENTO DE BANCÁRIOS TRABALHANDO
O Itaú começou a pôr em prática nesta quinta-feira, 26 de janeiro, um projeto piloto, chamado Projeto Corredor, que tem como objetivo oferecer atendimento das 8h às 20h. Segundo o que foi anunciado, dois pares de agências em Curitiba irão adotar um novo horário de funcionamento, das 8h às 16h e das 12h às 20h. As agências são: XV de Novembro (Rua 15 de novembro, 332) e Rua das Flores (Rua 15 de novembro, 299); Santo Amaro (Rua Marechal Deodoro, 71) e Marechal (Av. Marechal Floriano Peixoto, 360). O projeto prevê ainda que, após as 16h, serão atendidos somente correntistas pessoa física do Itaú.
Apesar da aparente comodidade proporcionada aos clientes, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região está questionando a forma como o projeto foi posto em prática: embora o horário de atendimento tenha sido duplicado, o Itaú não alterou o quadro de funcionários, ou seja, está aumentando a demanda de trabalho sem gerar novos empregos. Além da sobrecarga, existem preocupações com os desvios de função, a infra-estrutura e, sobretudo, com a segurança de trabalhadores e usuários. O Sindicato também é contra todo e qualquer tipo de discriminação no atendimento no sistema financeiro. Conforme determina a Resolução 3.694 do CMN, é proibido impedir o acesso de qualquer pessoa aos serviços bancários.
Manifestação – Diante deste cenário, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região irá se manifestar contra os novos horários de funcionamento impostos pelo Itaú. Os representantes dos trabalhadores irão se concentrar, a partir das 16h desta sexta-feira, 27 de janeiro, na agência XV de Novembro.
Protesto do Sindicato dos Bancários
Data: sexta-feira, 27 de janeiro
Horário: a partir das 16h
Local: Agência Itaú XV de Novembro
Rua XV de Novembro esquina com Monsenhor Celso