Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Itaú continua praticando demissões desnecessárias

Apesar do lucro cada vez maior, o Itaú tem demonstrado sua completa falta de responsabilidade social com os trabalhadores ao praticar, de forma reiterada, demissões desnecessárias e injustas. Dentre os diversos relatos que chegam ao Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, estão desligamentos de bancários com 15 a 20 anos de contrato e acima de 40 anos de idade, trabalhadores adoecidos ou em tratamento de saúde e até mesmo pessoas com deficiência (PcD).

O Itaú justifica tais demissões alegando reestruturação, falta de formação (CPA-10 e CPA-20), problemas de comportamento, desempenho e aposentadorias, entre outros. “Contudo, o que vemos são práticas de demissões injustas. Recentemente, na base de Curitiba, o banco chegou a demitir uma estagiária com contrato recém renovado após ela informar que estava grávida”, relata a dirigente sindical Vandira Martins de Oliveira, representante do Paraná na Comissão de Organização dos Empregados (COE/Itaú).

Vale destacar que, mesmo com lucro de R$ 8,742 bilhões no segundo trimestre de 2023, um crescimento de 13,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior, o Itaú cortou 1.419 postos de trabalho no período. Além disso, o banco vem terceirizando diversas áreas, contratando mão de obra precarizada, com salários que podem chegar a ser 70% menores que os dos bancários. “É inadmissível que um banco do tamanho e com a lucratividade do Itaú não tenha responsabilidade social efetiva e não esteja contribuindo com a geração de empregos no País”, conclui Vandira.

Saída é coletiva

Diante deste cenário, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região reitera que a luta por emprego decente e contra as demissões no Itaú deve ser coletiva e reunir todos os funcionários do banco. “Somente com a união de todos os trabalhadores seremos capazes de ter força suficiente para pressionar o banco a mudar suas práticas e ter responsabilidade social verdadeiramente. Quanto mais bancários estiverem associados ao Sindicato, maior será nossa representatividade e capacidade de negociação”, explica a dirigente sindical.

#BoraSindicalizar

Até 31 de dezembro de 2023, está em andamento a Campanha de Sindicalização 2023 #BoraSindicalizar. Ao se associar, novos sindicalizados ganham um brinde de boas-vindas e concorrem ao sorteio de notebooks. Já os sócios antigos, também concorrem ao sorteio e podem trocar a indicação de novos sócios por brindes que chegam até R$ 2.000. Tudo isso além dos já conhecidos benefícios: assessoria jurídica especializada, apoio e orientação em Saúde, acesso à nossa Sede Campestre, Espaço Cultural e Esportivo e a vários eventos e festas ao longo do ano, convênios com descontos exclusivos e um Sindicato sempre pronto para defender e lutar pelos seus direitos.

📌 Saiba tudo sobre a Campanha de Sindicalização 2023 e #BoraSindicalizar.

📌 Conheça nosso novo Clube de Vantagens, com diversos convênios e benefícios.

🗃️ Clique aqui e preencha a Ficha de Sindicalização online.

📄 Clique aqui para baixar a Ficha de Sindicalização em PDF editável.

#SindicatoNasRedes
> Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
> Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
> Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
> Youtube www.youtube.com/seebcuritiba
> WhatsApp (41) 9 9989-8018

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]