O Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú se reuniu com a direção do banco nesta quarta-feira, 12 de janeiro, para entregar um ofício sobre protocolos e medidas para reduzir a alta contaminação dos funcionários por Covid-19. Como medidas preventivas, o GT reivindicou o fornecimento de máscaras N95, que são compatíveis com o alto índice de contágio; limitação do número de clientes dentro das agências; fim do encerramento definitivo de agências; e testagem de todos os trabalhadores, bancários e terceirizados.
“Com a disseminação da variante Ômicron e vários casos de Influenza (H3N2), o ano começou complicado para a categoria bancária, sobretudo nas agências que estão voltando ao horário de atendimento normal. Na base de Curitiba e região, tivemos vários casos de contaminação, com fechamento de agências para sanitização, conforme o protocolo negociado com o movimento sindical”, resume a dirigente sindical Vandira Martins, suplente na representação dos funcionários na COE/Itaú. “Na reunião com o Itaú, fizemos várias cobranças para garantir ainda mais segurança e condições adequadas aos trabalhadores”, acrescenta.
O GT cobrou ainda o cumprimento do protocolo de afastamento; o fechamento de agências para sanitização adequada em casos de contaminação de bancários e terceirizados; ampliação da equipe de teleconsulta; não direcionamento de trabalhadores de agências contaminadas para outras agências; adequação do protocolo ao cenário atual, que contabiliza uma explosão de afastamentos; afastamento de trabalhadores contaminados pelo surto de gripe Influenza; e reavaliação do horário bancário, que voltou ao normal no início deste mês. Outra reivindicação é que o Itaú não implemente o novo prazo de afastamento estabelecido pelo Ministério da Saúde, pois existem estudos que contrariam a medida, uma vez que leva ao retorno precoce do funcionário, ainda vetor da doença, ao ambiente de trabalho.
O Itaú informou que as medidas estão sendo revistas e firmou o compromisso de responder às demandas do GT. O banco comunicou ainda que revisou o programa de retorno ao trabalho e que os funcionários que estiveram afastados por mais de 180 dias serão diretamente encaminhados ao programa. Trabalhadores com período inferior de afastamento, poderão ser encaminhados, pela medicina ocupacional, ao exame de retorno. O banco acenou também para uma antiga reivindicação dos trabalhadores de que os atestados médicos poderão ser cadastrados diretamente no IU Conecta, sem passar pelos gestores.
“Os dirigentes sindicais que representam os funcionários do Itaú da base de Curitiba e região estão acompanhando de perto os casos de contaminação. Solicitamos que os bancários e bancárias utilizem os canais de comunicação para informar os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 ou H3N2, ao banco através do aplicativo IU Conecta, além de reportarem ao Sindicato”, orienta Vandira. A partir desta quinta-feira (12), o Sindicato está iniciando uma consulta online para obter mais informações sobre a situação (clique aqui para responder).
Fonte: SEEB Curitiba, com informações da Contraf-CUT