Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

LULA ANUNCIA BERZOINI NO MINISTÉRIO DO TRABALHO –

23/01/2004
(São Paulo) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou no final da tarde desta sexta-feira, 23/01, em rede nacional, a reforma ministerial e entre as pastas que tiveram mudanças está a previdência. Ricardo Berzoini deixa a Previdência para assumir o Ministério do Trabalho. Em seu lugar assume o senador do PMDB de Rondônia, Amir Lando. Jaques Wagner, deixa o ministério do Trabalho para assumir uma vaga no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

O presidente da CNB/CUT, Vagner Freitas, um dos principais defensores da permanência de Berzoini da Previdência, se diz preocupado com o que possa vir a acontecer com a Previdência. Segundo eles, a CNB irá procurar o novo ministro, Amir Lando, para solicitar que seja dado continuidade os projetos que Berzoini vinha tocando à frente da pasta.

Com Berzoini no Ministério do Trabalho, a CNB espera que as propostas das CUT sejam levadas em conta na Reforma Sindical e Trabalhista e que a tão sonhada liberdade e autonomia sindical, conforme Convenção 158 da OIT, se torne uma realidade.

Segundo Freitas, a CNB irá procurar o ministro para dialogar sobre uma série de medidas , pois a legislação sindical vigente no país é atrasada e não permite uma correlação de forças equilibrada entre patrões e empregados. “O ministro terá sensibilidade para conduzir uma boa reforma e para fazer com que o país tenha uma política salarial de fato”, acredita.

Outras mudanças nos ministérios:
– Nilcéia Freire assume Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres lugar de Emília Fernandes
– Eunício Oliveira (PMDB-CE), do líder do PMDB na Câmara, assume as Comunicações no lugar de Miro Teixeira, que assume a liderança do governo no Congresso, cargo que estava nas mãos de Lando
Patrus Ananias (PT-MG), foi confirmado para o superministério da área social, que vai reunir a Assistência e Promoção Social e Segurança Alimentar. Os titulares dessas pastas, Benedita da Silva e José Graziano, respectivamente, deixam o governo
– Aldo Rebelo (PC do B-SP), assume a Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais, nova pasta criada para auxiliar o ministro José Dirceu (Casa Civil) na articulação política.
– Tarso Genro deixa o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e assume a Educação no lugar de Cristovam Buarque, que volta para o Senado.

Meire Bicudo – CNB/CUT

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]