Na última quinta (17) os bancários entregaram a Minuta Mínima Unificada e o Pré-acordo à Fenaban. O fato inédito foi a presença de representantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que também são filiados à Fenaban, fato que fortalece a estratégia dos bancários de uma campanha única para toda a categoria. A primeira rodade de negociações acontece no próximo dia 22.
Além do índice de reajuste de 25%, composto pela inflação do último ano, estimada em 6,22%, e o aumento real de 17,68%. Os bancários também estão inovando na proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), alterando a formulação para possibilitar que mais bancários recebam valores superiores.
“O aumento real vai caracterizar as negociações deste ano para recompormos o poder de compra dos bancários defasado nos últimos anos, além disso queremos discutir o piso da categoria que sempre esteve superior a três salários mínimos e hoje está abaixo deste patamar”, afirma a presidenta do Sindicato, Marisa Stédile.
Manifestações
Na manhã desta sexta-feira, os bancários de Curitiba realizaram o lançamento da Campanha Salarial Unificada 2004, na rua XV de Novembro (Boca Maldita), ponto estratégico de manifestações e protestos em Curitiba, que fica em frente ao Palácio Avenida HSBC.
Na ocasião, a presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Marisa Stédile, entregou para um representante do HSBC um cartaz escrito “25%”, representando simbolicamente o reajuste salarial reivindicado pela categoria neste ano.