Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

MECANISMOS PERVERSOS | Como as metas impactam a remuneração dos trabalhadores do BB

Série de conteúdos produzidos pelo Sindicato denuncia os abusos que estão ocorrendo com os funcionários do Banco do Brasil. Confira!

Diante das muitas denúncias e reclamações, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e região iniciou um trabalho de divulgação e sensibilização dos trabalhadores – e também da sociedade – sobre os principais mecanismos que estão por trás das métricas de metas e avaliação individual estabelecidas pelo Banco do Brasil.

Nas duas primeiras partes da série, foram abordadas as maneiras como as metas geram um péssimo ambiente de trabalho, caracterizado pelo assédio organizacional e pela punição. Agora, vale analisar como elas impactam também na remuneração dos bancários do BB.

✒️ Confira aqui a primeira parte da série.

✒️ Confira aqui a segunda parte da série.

Como as metas privilegiam a remuneração variável a achatam os salários

Além do impacto direto e sensível nas condições de trabalho, as métricas de metas e avaliação individual estabelecidas pelo Banco do Brasil também tem gerado uma redução da remuneração fixa (salário base e benefícios) dos trabalhadores, que vem sendo substituída pela remuneração variável (bonificação por desempenho e produtividade). Isso porque, para que os programas de aferição da produtividade sejam verdadeiramente efetivos – no sentido de pressionar, cada vez mais, os bancários para serem exaustivamente produtivos e acirrar a competitividade –, eles precisam estar atrelados à remuneração variável, que só é alcançada se você cumprir as metas.

Com isso, além da competitividade, o que se observa é um achatamento dos salários nas diversas funções da carreira e um aumento das bonificações sazonais, como acontece no Programa de Desempenho Gratificado (PDG). Um movimento que vem se acentuando com a implantação do Performa, uma reestruturação que cortou salários e achatou os ganhos horizontais sob a justificativa de se igualar aos salários praticados no mercado – ao extinguir o rendimento “avançado”, o que avançou foi a renda variável. Vale destacar, porém, que as bonificações não são para todos os trabalhadores, apenas para parte daqueles que atingem a meta estabelecida.

Como a renda variável impacta a PLR

É importante refletir também sobre os avanços dos programas próprios de remuneração variável e seus impactos na Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Se, por um lado, a PLR também é uma forma de remuneração variável, por outro, a negociação realizada com os representantes dos trabalhadores garante que ela seja uma bonificação paga para todos, sem exceção, e também que seja um percentual sobre o resultado do trabalho coletivo. Esses critérios tornam a PLR um pouco mais horizontal, apesar da verticalidade dos salários.

Já as bonificações por desempenho e produtividade nunca são pagas para todos, mesmo que todos cumpram a meta estabelecida. Além disso, elas retiram parte do resultado do trabalho coletivo para bonificar apenas uma parcela dos funcionários, o que acaba diminuindo o montante do resultado sobre o qual a PLR será paga.

Envie seu relato ao Sindicato

Se você é bancária ou bancário do BB e tem informações ou um relato pessoal sobre os mecanismos perversos por trás das metas, envie para o Sindicato através dos canais de Comunicação disponíveis. A entidade também está reunindo provas da exposição do rankeamento realizada pelo banco e que descumpre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

> E-mail: sindicato@bancariosdecuritiba.org.br
> WhatsApp: (41) 9 9989-8018
> Telefone: (41) 3015-0523

Manifeste-se nas redes sociais

Se você está insatisfeito e também quer se manifestar nas redes sociais, use a hashtag #NossaMetaÉRespeito. O Sindicato sugere que sejam publicados conteúdos propositivos, que contribuam para o debate e a construção de condições de trabalho mais respeitosas e saudáveis no BB.

#SindicatoNasRedes
Facebook www.facebook.com/bancariosdecuritiba
Instagram www.instagram.com/bancariosdecuritiba (@bancariosdecuritiba)
Telegram t.me/canalbancariosdecuritiba (@canalbancariosdecuritiba)
Twitter twitter.com/bancariosctba (@bancariosctba)
Youtube www.youtube.com/seebcuritiba

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (41) 9 9989-8018 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco/financeira.

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]