Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mobilização contra desvalorização atrasa abertura de agências no Dia do Bancário

28 de agosto é Dia do Bancário e categoria ganha das instituições financeiras uma proposta de desvalorização de presente.

Nesta quarta-feira, 28 de agosto, uma nova mobilização da categoria bancária nas ruas de Curitiba protesta contra a proposta de desvalorização salarial durante as negociações de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com os bancos.

Na região central de Curitiba, as atividades estão paralisadas até às 12h nas agências e departamentos do Itaú CPSA (Rua João Negrão), Banco do Brasil da Praça Tiradentes, Bradesco Palácio Avenida, Caixa da Praça Carlos Gomes e Santander da rua Emiliano Perneta.

As ações são parte do Dia Nacional de Luta da categoria. Em reunião de negociação realizada com a Fenaban na terça, 27 de agosto, os bancos ofereceram  reposição da inflação nas verbas salariais e benefícios, postergando o pagamento para janeiro de 2025, sendo que a data-base da categoria é 01 de setembro e os trabalhadores querem aumento real nos salários como demonstração de valorização e respeito, além de rejeitarem o prejuízo desses meses do ano sem reajuste.

🔗 Saiba mais: Fenaban apresenta proposta com prejuízo de mais de R$ 1,2 bilhão aos bancários

“28 de agosto, Dia do bancário, e mais uma vez o presente que os bancários recebem dos banqueiros é o desrespeito, a falta de consideração. O desrespeito vem imperando durante toda essa negociação. Mais de dois meses sem proposta e ontem ela veio rebaixada. Nós estamos mais uma vez mobilizando e eu acho que os banqueiros estão apostando na nossa capacidade de mobilização e de revolta”, avalia Denner Halama, diretor do Sindicato. “A culpa de mais uma paralisação e de uma possível greve é dos banqueiros e nós vamos esclarecer isso pra todo mundo”, diz.

🔗 Saiba mais: Acompanhe as mobilizações da Campanha Nacional dos Bancários 2024

“Estamos fazendo um protesto aqui no Palácio Avenida com um fechamento até às 12h, é uma maneira de pressionar a Fenaban a fazer uma negociação que valorize o reajuste dos bancários. Os protestos vão continuar até que a Fenaban tenha uma proposta digna e que seja possível fechar um acordo salarial”, explica Ademir Vidolin, diretor do Sindicato.

“Infelizmente ainda não temos uma proposta dos banqueiros que a gente possa apresentar em assembleia. Os bancários e bancárias estão impacientes com essa postura de desrespeito e que não condiz com a cobrança excessiva no cumprimento de metas. Nós estamos exigindo que nesta semana os banqueiros se posicionem de maneira mais efetiva e que a gente possa, a partir daí, ter uma relação melhor na mesa de negociação”, explica Junior Cesar Dias, diretor de Comunicação do Sindicato e bancário do Itaú.

Tania Dalmau Leyva, diretora do Sindicato, avalia a continuidade das mobilizações também no Banco do Brasil: “E como é que nós estamos, Banco do Brasil? Penando para conseguir um reajuste digno para a aquele que faz o teu lucro ser o que é hoje: um dos maiores lucros para o maior banco do nosso país. Se a nossa mesa específica tem avanços, que bom, mas o BB também é parte da mesa de negociação com a Fenaban e precisa pressionar os outros bancos, principalmente os privados. Não vamos aceitar nenhuma proposta rebaixada e nem com prejuízo para a categoria de trabalhadores que vive adoecida com as metas para dar esse lucro que vocês têm”, define a dirigente.

“Nossa manifestação é um protesto contra a postura da Fenaban nas negociações, que até o momento não apresentou proposta razoável. Na Caixa as negociações estão avançando, mas é muito importante que os empregados da Caixa também entrem no movimento, porque é uma vergonha que a Fenaban apresente proposta de reajuste abaixo da inflação. Nós vamos aguardar até sexta, e partir da semana que vem os bancários serão convocados para participação em assembleia. Bancários, fiquem atentos às nossas redes sociais e participem da assembleia”,  explica Carmen Kramar, diretora da Secretaria Geral do Sindicato e empregada da Caixa.

Conforme divulgação do Comando Nacional dos Bancários, as negociações serão retomadas com a Fenaban ainda nesta quarta, a partir das 10 horas, em São Paulo, e seguem durante a semana, com a orientação de realização de plenária e assembleia no dia 04 de setembro, para avaliação de proposta e definição de estratégias de negociação e mobilização dos trabalhadores.

Acesse outras fotos da paralisação no álbum de Facebook do Sindicato

#SindicatoForteGaranteDireitos

📢 Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias 

🧩 Ainda não é sócio do Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se

📱 Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter

🗞️ Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal de notícias do WhatsApp e ative as notificações

✋🏾 Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]