Encontro, em Honduras, debate direitos das mulheres, trabalho decente e o papel das mulheres no fortalecimento e transformação sindical.
A secretária da mulher da CUT Paraná, Eunice Miyamoto, a presidenta do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Cristiane Zacarias e e a secretária de igualdade e diversidade do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Samanta Almeida Pereira, participam nesta semana de um seminário internacional promovido pela Confederación Sindical de trabajadores y trabajadoras de las Américas (CSA).
A III Conferencia de Mujeres da CSA acontece até a sexta-feira (29) em Honduras. Nestes dias a expectativa da delegação CUTista é de muito aprendizado e troca de experiências. “Está sendo inesquecível a oportunidade de representar a CUT Paraná na 3ª Conferência de Mulheres da CSA em Honduras e discutir com as mulheres da América temas que destacam a importância da inclusão feminina em diversos âmbitos da sociedade para promover um ambiente mais justo e equitativo”, explica Eunice.
“É um encontro muito importante, cheio de simbolismos e com mulheres de diversos países. Além dos painéis formativos e informativos, há também uma troca muito importante de informações. São mulheres sindicalistas que sofrem em cada local, em cada país, diversos tipos de violências. São violências diferentes, mas são violências”, exemplifica a presidenta do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Cristiane Zacarias
Para ela, a conferência também cumpre um papel fundamental de reconhecer a importância do fortalecimento das mulheres na ocupação de espaços públicos e de poder. “Para além disso, de reconhecermos estas dificuldades, debatermos e buscarmos saídas, fica a mensagem que as mulheres podem estar em todos os lugares. Este encontro também é um fortalecimento e um reconhecimento de que podemos ocupar todos os espaços. Se estivermos organizadas esta ocupação será potencializada e terá reflexo na vida de todas as mulheres. Um dos papéis do encontro, além da formação e reorganização da nossa atuação, é legitimar e atestar o nosso fortalecimento por meio da nossa organização”, aponta.
Pautas
De acordo com a secretária da Mulher da CUT Paraná, Eunice Miyamoto, os temas escolhidos para a conferência reforçaram a importância do fortalecimento da democracia com a participação ativa das mulheres em movimentos sindicais e também na construção de alianças sociais para fortalecer a igualdade de gênero. “Outro eixo fundamental, Trabalho Decente e Direitos das Mulheres, focou na promoção de condições de trabalho justas e dignas. Foram discutidas estratégias para garantir que os direitos das mulheres sejam respeitados e que elas tenham acesso igualitário a oportunidades de emprego, assegurando um ambiente de trabalho equitativo”, destaca a secretária da mulher da CUT Paraná.
Outro ponto importante da conferência da CSA foi o debate sobre o papel das mulheres no fortalecimento e na transformação sindical. “Esse envolvimento visa fortalecer essas organizações e promover mudanças que reflitam as necessidades e perspectivas femininas, impulsionando uma transformação significativa no movimento sindical”, completa Eunice.
Fonte: CUT Paraná