Chegou o momento tão esperado pela categoria bancária. As negociações por melhores salários, garantia de emprego, mais direitos e manutenção das conquistas já começaram, nos deixando com um sentimento parecido ao de início de uma “Copa do Mundo” e nos lembrando que precisamos estar unidos, juntos para nos tornarmos fortes rumo a conquista coletiva.
Nesse contexto, é importante lembrar que os Sindicatos sempre estiveram ao lado dos trabalhadores. Se hoje temos direitos garantidos, como acesso a licenças maternidade e paternidade, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), décimo terceiro salário, vales alimentação e refeição e Plano de Cargos e Salários, entre tanto outros, são frutos da luta. Tudo o que parece ser “benefício” oferecido pelos patrões são, na verdade, resultado de anos de organização, mobilização, greves e conquistas.
Trabalhadores, não nos iludamos de que sozinhos venceremos. É necessário juntar as forças para, minimamente, garantir o que conquistamos. E, se formos fortes o suficiente, será possível conquistar ainda mais. Venha se somar nesta luta com o movimento sindical, para ampliar nossas conquistas!
Neste contexto, talvez estejamos nos perguntando o que tem a ver a Selic com a Campanha Nacional 2024. Destaco que essa taxa é de grande importância para os trabalhadores, não só porque é a ponta do iceberg nas disputas, mas por todas as justificativas que estarão na mesa patronal. Ou seja, as pautas econômicas serão justificadas por eles com esse discurso. No centro do debate estará a inflação. Políticas de Governo que estão nas mãos dos banqueiros, influenciando na estabilidade econômica do País. A mesma que usarão para nos dizer que não podem ajustar os salários.
Sobre a Selic, cabe um “parêntese”: haja vista que a inflação está controlada, os empregos melhoram, os maiores investimentos estão na indústria automobilística e até os bancos, como Itaú e Bank Of América, fazem projeções positivas sobre o Brasil. Neste contexto, não se justifica a Selic mantida alta.
Os fatores são muitos para que juntos permaneçamos. Há muitas razões para reunirmos nossas forças durante toda a Campanha Nacional 2024, lembrando sempre que somente a unidade será capaz de conquistar avanços.
Selio de Souza Germano é dirigente sindical e diretor financeiro da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Trabalhadores do Sistema Financeiro de Curitiba e região (Coopcrefi).
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região