Nesta terça-feira, 31 de agosto, acontece em São Paulo, a plenária ampliada da Executiva Nacional dos Bancários e do Conselho Diretivo da CNB/CUT. O encontro, que começa às 14 horas, definirá os próximos passos da campanha salarial unificada 2004 e o calendário de luta para os próximos dias.
É grande a possibilidade de que a plenária aprove a deflagração de uma greve da categoria, caso não avancem as negociações com a Fenaban. Quatro representantes do Paraná participarão da plenária: Marisa Stédile e Otávio Dias, do nosso Sindicato; Geraldo Fausto dos Santos, do Sindicato de Londrina; e Nivaldo, do Sindicato de Campo Mourão.
Os banqueiros apresentaram sua única proposta, de 6% de reajuste, no dia 10 de agosto. Para marcar a posição contrária dos bancários à proposta -rejeitada em assembléias realizadas em todo País- na última quarta-feira, dia 25, a categoria fez um mega-protesto. Cerca dee dez mil bancários de todos os estados reuniram-se em São Paulo, fechando 120 agências do maior centro financeiro do País.
Participam da plenária ampliada os membros titulares e suplentes da Executiva Nacional dos Bancários, os componentes da Executiva e do Conselho Diretivo da CNB/CUT e os bancários que compõem a direção nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores).