O Banco do Brasil aprovou as mudanças no critério de cálculos da Pontuação Individual do Participante (PIP). O anúncio foi feito nesta terça-feira, 16 de abril, e significa que as trabalhadoras e os trabalhadores do BB, associados ao plano Previ Futuro, poderão somar mais recursos para a aposentadoria.
“A revisão da Tabela PIP é uma conquista das funcionárias e funcionários do BB. Nós levamos a proposta para a mesa de discussão com o banco. Os dirigentes eleitos da Previ, por sua vez, participaram da construção do novo cálculo, que passou pela revisão e análise das instâncias internas. A mudança também foi submetida à Previc, entidade pública responsável por gerenciar as operadoras de previdência privada no país”, explica a coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Fernanda Lopes.
Entenda
A revisão da Tabela PIP é uma antiga reivindicação dos trabalhadores, que impacta na contribuição adicional, conhecida como 2B, que é calculada mensalmente por meio da Tabela PIP.
A 2B é uma contribuição adicional que o associado do Previ Futuro pode realizar à medida em que for evoluindo na sua carreira funcional e pode variar de 1% a 10% do salário de participação, com o BB fazendo uma contribuição com o mesmo percentual que o participante.
Três fatores são considerados para calcular a 2B: crescimento salarial do participante, tempo de filiação e crescimento salarial médio anual dos funcionários do BB vinculados ao Previ Futuro.
O diretor eleito e candidato à reeleição para o cargo, nas eleições deste ano pela Chapa 1 “Previ para os Associados”, Wagner Nascimento, explicou a necessidade da mudança: “Desde que foi criado, em 1998, o plano Previ Futuro nunca teve atualização de metodologia de cálculo da PIP, mesmo após várias mudanças nos planos de cargos e salários do banco. Depois das mudanças na jornada de trabalho e com o Performa, a Tabela PIP ficou prejudicada e estagnou a pontuação dos associados. Com a nova Tabela PIP, 30 mil associados mudarão de faixa de contribuição imediatamente, sendo que, destes, 15 mil não conseguiam nem contribuir pela Tabela atual”, destacou.
“É muito simbólico que a aprovação da Tabela PIP pelo Banco do Brasil aconteça no dia do aniversário de 120 anos da Previ. Esse é um grande presente para os associados do Previ Futuro. É um avanço importante, vinculado diretamente ao propósito de cuidar do futuro das pessoas. Mudar a PIP é proporcionar para associadas e associados do Previ Futuro a oportunidade de contribuir mais e ter essa contribuição acompanhada pelo Banco do Brasil”, disse João Fukunaga, presidente da Previ, em nota oficial para anunciar a conquista.
Leia também:
Previ aprova nova tabela PIP para o Previ Futuro
Após cobrança de funcionários, BB confirma avanço no processo de revisão da PIP
Eleição Previ: começou nesta sexta (12) e trabalhadores apoiam Chapa 1 “Previ para os Associados
Fonte: Contraf-CUT
2 Comments
CarlosAzevedo
Boa tarde! Alguma novidade sobre esse assunto, porque até hoje, dia 27/09/2024, ainda não tivemos nenhuma atualização do Banco do Brasil e quando indagamos sobre o assunto recebemos uma resposta vaga e sem qualquer compromisso por parte do banco, afinal quando entrará em vigor essa nova tabela? Estamos perdendo tempo precioso e o BB está muito devagar em providenciar o cumprimento de algo que foi acordado na negociação coletiva de 2022! Dois anos depois ainda estamos no limbo, isso não é possível, o sindicato não está dando a devida atenção ao tema. Obrigado!
SEEB Curitiba
bom dia, Carlos! A informação oficial que o Sindicato obteve da direção da Previ é que a tabela PIP está na SEST (secretaria que cuida das estatais no governo) e ainda não teve retorno, pois nesse estágio costuma ser demorado. O BB e a confederação estão cobrando retorno pois todos os demais trâmites foram cumpridos dentro do BB e da Previ