EMPRESA CERTIFICADORA DE SA8000 VEM AO SINDICATO PARA OUVIR QUAIS SÃO OS PROBLEMAS NO CENTRO ADMINISTRATIVO KENNEDY
Na quarta-feira, 16 de maio, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região realizou uma reunião com a empresa Veritas, responsável pela certificação do SA8000 no HSBC. O novo representante do SA8000 no Centro Administrativo HSBC Kennedy, Orlando Narloch, participou da reunião, junto com os dirigentes sindicais Carlos Kanak e Margarete Mendes, e a representante da Veritas, Giuseppina Quiros.
O encontro cumpre uma das etapas do processo de certificação, em que é preciso ouvir quais são as ponderações do Sindicato. Os representantes dos bancários pontuaram quais são os principais problemas do Centro Administrativo Kennedy.
Metas abusivas e insatisfação – O Sindicato informou a Veritas que as condições de trabalho seguem sendo a maior reclamação dos funcionários, que são pressionados a cumprirem metas absurdas, o que aumenta o adoecimento da categoria. Soma-se a isso a política de não valorizar e reconhecer seus trabalhadores, reforçado no pagamento injusto de todos os anos da PPR, o que é claramente refletido no alto índice de insatisfação de seus empregados: nos últimos 4 anos, 50% dos desligamentos do banco foram a pedido do funcionário.
"O Centro Administrativo Kennedy passou, recentemente, por reformas em sua estrutura e instalações, o que trouxe algumas melhorias aos funcionários. No entanto, é preciso que o banco reveja sua política de como tratar o trabalhador", reforça Carlos Kanak, diretor do Sindicato.
Esses fatos já foram encaminhados a alta diretoria do banco e o Sindicato continuará cobrando as providências do HSBC.