Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Segundo economista, é preciso resgatar a função social do dinheiro

Ladislau Dowbor defende que o resgate social da economia é uma questão de dignidade humana.

A segunda palestra da Plenária Anual do Sistema Diretivo da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) foi realizada pelo economista Ladislau Dowbor, com o tema “Romper com a financeirização da economia e juros abusivos: Resgatar a função social da economia”. Segundo o professor, há um novo modo de produção em curso, que concentra renda e explora todos e tudo em níveis inéditos. Por isso, é urgente e necessário resgatar a função social da economia para restaurar a dignidade humana.

Dowbor iniciou sua fala explicando o funcionamento da economia e como o dinheiro que antes servia para financiar a atividade produtiva se tornou imaterial, focado no rentismo radical e um dreno que desindustrializou os países. Isso porque a forma de produzir e se apropriar da riqueza social mudou, já que os capitalistas perceberam que não é necessário produzir nada, pois os mecanismos financeiros (juros, patentes, manipulação de dados, uberização do trabalho, captura da natureza e evasão de impostos, entre outros) permitem garantir enriquecimento com muito menos esforço.

Segundo o professor, a mudança no modo de produção acabou impondo também novos dilemas para a humanidade, com destaque para a amplificação das desigualdades e a destruição do meio ambiente. “Diante disso, precisamos pensar na reorganização da atividade econômica, em como orientar os recursos para onde eles são realmente necessários. E todos nós que estamos na área das Finanças devemos nos transformar em uma força de resgate da função social do dinheiro e da economia, que devem servir ao desenvolvimento”, apontou. “É preciso brigar por um lugar onde o dinheiro volte a ser justo. Precisamos promover o resgate do bom senso na sociedade: o dinheiro deve servir às pessoas, por uma questão de decência humana”, concluiu.

Essa é a premissa do livro “Resgatar a função social da economia: uma questão de dignidade humana” (Elefante, 2022), escrito por Ladislau Dowbor e disponível em https://dowbor.org/. O estudo oferece, nas palavras de Noam Chomsky, diretrizes concretas para escapar da tragédia da fome em meio à fartura, recursos subutilizados, mãos ociosas com tanto trabalho que deveria ser feito para beneficiar a sociedade como um todo, enquanto a economia global regride de criar capital para a produção para doar riqueza a poucos.

Texto: Renata Ortega
Foto: Joka Madruga

 

Fonte: Fetec-CUT-PR

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]