Dois seminários organizadas pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e pela Fetrafi-RS, na capital gaúcha, mobilizaram dirigentes e delegados sindicais para apresentar os Novos Planos de Benefícios da Fundação Banrisul de Seguridade Social (FBSS) e esclarecer as dúvidas existentes. Na quarta-feira (20), no auditório da Fetrafi-RS, dirigentes sindicais receberam informações sobre as possíveis repercussões das reformas na vida e na carreira dos banrisuleneses. Na sexta-feira (22) foi a vez de delegados sindicais, na Casa dos Bancários, receberem informações sobre as mudanças.
A ideia dos seminários foi prestar esclarecimento necessário para os dirigentes e delegados sindicais e subsidiar a tomada de decisão pelos participantes e assistidos sobre os Novos Planos aprovados na Comissão Tripartite.
Nos dois seminários da semana passada, o advogado Ricardo Castro, assessor do SindBancários, da Fetrafi-RS e da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) apresentou as regras em vigor e as mudanças previstas. Ele assessorou todo o processo do Grupo de Trabalho sobre a Fundação Banrisul, que foi instituído pelo movimento sindical em 6 de março de 2012.
Também participou dos debates o conselheiro deliberativo eleito e diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha.
Entre as conquistas avaliadas pelo movimento sindical estão o fato de os aumentos no benefício mínimo estarem contemplados na proposta, assim como investimento maior na base da pirâmide do que no topo e uma maior democratização nas decisões. Também consta a eleição de dois diretores e comitês consultivos de cada plano.
"Se todo o processo tramitar sem que haja modificações no conteúdo da proposta de novo plano que foi sinalizado e foi consagrado com as contribuições do Grupo de Trabalho, se passar a ter paridade, metade da diretoria será eleita pela base e metade pelo patrocinador, no caso o banco. O Banrisul terá, além disso, limitação do voto de qualidade em questões como mudanças estatutárias", avalia o diretor do SindBancários e empregado do Banrisul, Luciano Fetzner.
As entidades sindicais colocarão à disposição dos banrisulenses toda a informação disponível sobre o Novo Plano assim que este for aprovado pela Previc. Serão confeccionadas cartilhas, jornais e colocados à disposição da categoria pelos sites das entidades.
Também haverá simuladores para que o banrisulense avalie se a adesão será vantajosa. Os sindicatos também terão plantões para esclarecimento direto de dúvidas, além de seminários elucidativos.