Antônio Fermino, presidente do Sindicato, compõe a direção executiva da nova gestão da Central.
No ano em que a CUT Brasil completa 40 anos, o metalúrgico do ABC Sérgio Nobre foi reeleito presidente da maior central sindical da América Latina e quinta do mundo, para o período 2023- 2027. O pleito, que resultou também na eleição da bancária Juvandia Moreira na vice-presidência da entidade, ocorreu no sábado, 21 de outubro, durante o “14º Congresso Nacional da CUT – Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, realizado na capital de São Paulo.
Sérgio Nobre agradeceu a todas as lideranças dos ramos, dos estados que ajudaram a eleger, em suas palavras, uma chapa de qualidade, combativa, que vai ter a tarefa de conduzir a Central nos próximos quatro anos. “Muito obrigado a todos e todas que nos ajudaram a construir a unidade. Essa unidade é fundamental para a gente enfrentar essa conjuntura difícil. Quero agradecer muito de coração os companheiros e companheiras que estão deixando mandato neste momento. Podem ter certeza que estão deixando sua missão cumprida, contribuíram muito na nossa trajetória até aqui”.
Em seu agradecimento Nobre lembrou que a trajetória da CUT nesses 40 anos é um legado que tem de ter continuidade. “É uma grande responsabilidade para os novos que estão entrando, mas “todos são muito tarimbados, qualificados para representar a nossa central nesse período. Quero dizer a todos vocês que nós vamos buscar conquistar aquilo que nós debatemos aqui, a mudança no nosso modelo sindical para proteger 100% da classe trabalhadora, de investir pesado nas brigadas digitais, investir pesado na criação dos comitês de luta e tenho certeza que nós em 2026 vamos ajudar muito a reeleger o nosso presidente Lula, pela quarta vez no nosso país, para que possamos seguir com democracia, com justiça social e a classe trabalhadora no centro. E tenho certeza que no 15º Congresso Nacional da CUT essa direção vai deixar um legado de luta, de vitórias para a próxima geração”, finalizou.
No evento, que termina no domingo (22), com a participação de mais de dois mil delegados e delegadas de todo país e cerca de 200 convidados internacionais oriundos da Europa, África, Ásia e as Américas Latina e do Sul, também foi eleita uma nova diretoria da entidade para os próximos quatro anos.
Participação dos bancários
Entre os eleitos, estão sete bancários, além da presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, eleita à vice-presidência da CUT Nacional. “Como nova gestão, vamos enfrentar uma nova fase de luta, para a classe trabalhadora, que passa pela retomada de vários direitos que foram retirados, nos últimos anos, passa também pela organização de vários trabalhadores, para dentro do movimento sindical, como os trabalhadores de plataformas [entregadores e motoristas de aplicativos]. Somente esses dois, já são desafios grandes para pensar a organização da classe trabalhadora e fortalecer o movimento sindical”, avalia Rosalina Amorim, eleita secretária de Mobilização e Relação com os Movimentos Sociais. “Acredito que a contribuição que os bancários podem trazer à essa gestão é compartilhar a nossa experiência”, completa, uma vez que os trabalhadores do ramo financeiro têm histórico de terem sido os primeiros a conquistarem o direito à licença-paternidade e o combate ao assédio moral e assédio sexual nas mesas de negociação com os bancos, por exemplo.
Milton Rezende, eleito secretário-adjunto de Mobilização e Relação com os Movimentos Sociais, avalia que a eleição do terceiro mandato do presidente Lula abriu um novo ciclo de lutas à classe trabalhadora no país. “Essa retomada de um governo progressista ao poder coloca novos desafios para nós, além dos velhos. Os velhos são recuperar aquilo que foi retirado da classe trabalhadora, dos direitos da classe trabalhadora. E novos são aqueles temas que a gente tem que organizar, olhar o mundo do trabalho atual e organizar o movimento sindical, pensando esse mundo do trabalho que tem precarizados trabalhadores de aplicativos, trabalhadores PJ, trabalhadores informais. Enfim, nós temos várias frentes para atuar”, conclui.
Além de Rosalina e Milton, foram eleitos Daniel Gaio, como secretário de Meio Ambiente; Ari Aloraldo do Nascimento, para a Secretaria dos Aposentados, Pensionistas e Idosos; além de Marcelinho, Antônio Fermino e Neiva Ribeiro, esses três últimos para a direção executiva. Veja como ficou a composição da nova diretoria da CUT Nacional:
Presidente
Sergio Nobre
Vice-Presidenta
Juvandia Moreira
Secretário-Geral
Renato Zulato
Secretário-Geral Adjunto
Aristides Veras
Secretário de Administração e Finanças
Ariovaldo de Camargo
Secretária-Adjunto de Administração e Finanças
Maria Josana de Lima Oliveira
Secretário de Relações Internacionais
Antônio de Lisboa Amâncio Vale
Secretário-Adjunto de Relações Internacionais
Quintino Marques Severo
Secretário de Assuntos Jurídicos
Valeir Ertle
Secretária de Comunicação
Maria Godoi de Faria
Secretário-Adjunto de Comunicação
Tadeu de Brito Oliveira Porto
Secretário de Cultura
José Celestino Lourenço
Secretário-Adjunto de Cultura
José de Ribamar Barroso
Secretária de Formação
Rosane Bertotti
Secretária-Adjunta de Formação
Sueli Veiga de Melo
Secretária de Juventude
Cristiana Paiva Gomes
Secretário de Relações de Trabalho
Sergio Ricardo Antiqueira
Secretário-Adjunto de Relações de Trabalho
Pedro Armengol
Secretária da Mulher Trabalhadora
Amanda Gomes Corsino
Secretária de Saúde do Trabalhador
Josivania Ribeiro Cruz Souza
Secretária-Adjunta de Saúde do Trabalhador
Elida Rachel Miranda Sousa
Secretário de Meio Ambiente
Daniel Gaio
Secretária de Mobilização e Relação com os Movimentos Sociais
Rosalina do Socorro Ferreira Amorim
Secretário Adjunto de Mobilização e Relação com os Movimentos Sociais
Milton dos Santos Rezende (Miltinho)
Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos
Jandyra Uehara
Secretária de Combate ao Racismo
Maria Julia Reis Nogueira
Secretária-Adjunta de Combate ao Racismo
Nadilene Nascimento de Sales
Secretária de Organização e Política Sindical
Maria das Graças Costa
Secretário-Adjunto de Organização e Política Sindical
Eduardo Guterra
Secretário LGBTQIA+
Walmir Siqueira
Secretário dos Aposentados, Pensionistas e Idosos
Ari Aloraldo Nascimento
Secretário da Economia Solidária
Admirson Medeiros Ferro Jr (Greg)
Secretário de Transportes e Logística
Wagner Menezes (Marron)
Direção Executiva
Aline Marques Borges Alves
Antonio Luiz Fermino
Cláudio da Silva Gomes
Maria Eduarda Quiroga Pereira (Duda)
Esteliano Pereira Gomes Neto
Francisca Trajano dos Santos
Geralda Godinho de Sales
Ismael Jose Cesar
Ivonete Alves
Janeslei Albuquerque
Juliana Salles de Carvalho
Mara Feltes
Marcelo Rodrigues
Elzilene do Nascimento Pereira
Neiva Maria Ribeiro dos Santos
Rene Marcos Munaro
Silvana Prestes Rodacoswiski