Diante dos acontecimentos da semana, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região esteve, na manhã desta sexta-feira, 02 de dezembro, no Centro Administrativo HSBC Vila Hauer para alertar os trabalhadores sobre os perigos da intoxicação. Os dirigentes distribuíram panfletos e orientaram os funcionários a tomar as medidas necessárias para que a Comunicação de Acidente de Trabalho seja emitida. Leia abaixo o texto do panfleto:
O que fazer em caso de intoxicação?
COMO SE TRATA DE UM ACIDENTE DE TRABALHO TÍPICO, BANCO É OBRIGADO A EMITIR CAT PARA RESGUARDAR O TRABALHADOR
Na última segunda-feira, 28 de novembro, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região foi acionado por funcionários do Bloco 2 do Centro Administrativo HSBC Vila Hauer que estavam passando mal devido a resíduos de uma desinsetização que havia ocorrido no fim de semana anterior. Ao chegar no local, os dirigentes sindicais detectaram que o prédio não havia sido arejado o suficiente e que os bancários estavam sendo expostos a produtos tóxicos nocivos à saúde, que causaram reações alérgicas, dores de cabeça, dificuldades de respirar, enjoos, tontura e vômito, entre outros sintomas. O Sindicato exigiu que o prédio fosse evacuado já na manhã do dia 28 e, após acompanhamento, manteve a exigência nos dois dias subsequentes.
Cerca de 30 funcionários passaram pelo ambulatório médico local, dos quais 15 foram encaminhados a hospitais para acompanhamento do quadro. O Sindicato alerta os bancários que exposição a resíduos químicos dessa natureza, seja por via oral, inalatória ou dérmica, pode ser bastante perigosa. Os sintomas de intoxicação podem variar de vômitos, náuseas, tosse e rouquidão até situações mais graves, como perturbações do equilíbrio, alterações de comportamento, convulsões, depressão do sistema nervoso central e coma, além do potencial cancerígeno desses produtos.
Diante da situação, o Sindicato já encaminhou um ofício ao HSBC solicitando a emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para todos os funcionários que foram atendidos no ambulatório interno, bem como para os que apresentarem atestado médico. A CAT é fundamental para resguardar o trabalhador e comprovar o ocorrido em caso de agravamento de problemas de saúde futuros. Aqueles bancários que não receberem a CAT até a segunda-feira, 05 de dezembro, devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde do Sindicato – pelo telefone (41) 3015-0523 ou pelo e-mail saude@bancariosdecuritiba.org.br – para que a entidade dê o encaminhamento necessário para a emissão do comunicado.