Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sindicato conquista em segunda instância indenização para bancária que exerce função de caixa sem intervalos

O direito à pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados está previsto na NR 17 e em norma interna da Caixa, além do ACT assinado com os Sindicatos.

A assessoria jurídica do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região conquistou, em segunda instância, o direito a pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados para uma bancária que exerce a função de caixa na Caixa Econômica, além de pagamento de indenização pelo tempo que exerceu a função sem os intervalos.

A decisão da justiça considera normas internas do banco e acordo coletivo de trabalho que não exigem que a função de digitação seja exercida durante toda a jornada para que o direito ao intervalo seja usufruído. A empregada exerce a função de caixa desde 2011 e nunca teve direito aos intervalos.

No julgamento, os Desembargadores da 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, por unanimidade de votos, condenaram a Caixa ao pagamento do valor dos 10 minutos de intervalo, acrescido de 50%, como natureza indenizatória, por todo o período que a empregada exerceu e pelo tempo que continuar exercendo a função de caixa, no caso de não exercer o intervalo de 10 minutos a cada 50 trabalhados.

“A decisão está em harmonia com o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, que reconhece o direito ao intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados aos caixas, mesmo que não trabalhem de forma contínua com digitação”, analisa o advogado Nasser Ahmad Allan, assessor jurídico do Sindicato.

A determinação do intervalo para quem exerce a função de digitador está previsto na NR 17 e a não exclusividade da digitação em tempo integral da jornada está previsto no ACT da Caixa em vigência.

“Queremos dividir essa vitória com toda a nossa base, reforçando a importância da atuação da nossa assessoria jurídica. O Sindicato está aqui para lutar pelos direitos de todos os bancários e bancárias da base, sejam eles coletivos ou individuais”, afirma Patricia Carbornal, diretora da Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato.

#SindicatoForteGaranteDireitos

📢 Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias 

🧩 Ainda não é sócio do Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio e sindicalize-se

📱 Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter

🗞️ Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal de notícias do WhatsApp e ative as notificações

✋🏾 Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]