Reunião estabelece parceria para busca de profissionais da área que possam se credenciar. Demanda é para atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região participou de reunião na terça, 06 de março, com a Cassi Curitiba para cobrar da assistência em saúde a demanda e demora em agendamentos de consulta e posterior acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por neuropediatras. A reunião teve a participação da diretora da Secretaria de Saúde do Sindicato, Patricia Carbornal, e do representante do Paraná no Conselho de Usuários Cassi, Alessandro Garcia (Vovô).
“O atendimento do neuropediatra para a criança com TEA é muito importante para seu desenvolvimento, além do vínculo que o profissional precisa criar com a criança, que em muitas vezes leva tempo e quando acontece de a ter a troca deste profissional exige uma nova adaptação. Hoje as mães e pais chegam a ficar meses em fila de espera para conseguir uma consulta, prejudicando a criança. Gostaríamos que a consulta com profissional desta área fosse facilitada pela Cassi, pois as crianças precisam consultar periodicamente e essa dificuldade faz todo o processo de lidar com a condição dos filhos ficar ainda mais difícil”, explica Patricia.
As representantes da Cassi explicaram que a falta de neuropediatras credenciados trata-se realmente de uma demanda e que existe a dificuldade de médicos nessa área que tenham o interesse em credenciamento. O Sindicato foi informado que a Cassi também faz a busca de credenciamento, inclusive aceitando indicações de mães e pais, e vão em busca de tentar esse credenciamento. Mas ressaltam que é uma dificuldade de localizar médicos especialistas em atendimento de infantil para o Transtorno do Espectro Autista e que quando são localizados, há ainda a dificuldade no interesse desses profissionais em se tornarem credenciados em convênios médicos.
O Sindicato recebeu denúncias que a defasagem de neuropediatras credenciados na Cassi gera demora tanto no agendamento de primeira consulta, que chega a demorar meses, como na continuidade do acompanhamento médico.
A Cassi tem a especialidade Neurologia no seu credenciamento e aparecem vários profissionais, porém a maioria atende somente adultos, não sendo especializados em atendimento infantil. Os profissionais que atuam com neuropediatria se dedicam ao estudo de transtornos do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso, atuando principalmente no processo de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Parceria
O Sindicato se comprometeu a, em parceria com a Cassi, ajudar a encontrar esses profissionais em neuropediatria e fazer a indicação para a Cassi, que fará o trabalho de buscar o credenciamento destas indicações. Bancárias, bancários, financiárias e financiários que tenham indicações de especialistas podem entrar em contato com o Sindicato pelo e-mail: saude@bancariosdecuritiba.org.br.
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região
1 Comentário
Daniel
Hoje é 05/03/2024 e o problema é o mesmo. Faltam profissionais habilitados em Curitiba e região, a cada 6 meses qdo consigo trazer meu filho com TDAH o atendimento é péssimo, sempre atrasado e mal olha a criança. Só serve pra prescrever remédio e mesmo sem resultado efetivo só faz aumentar a dosagem.