Evento híbrido será realizado no dia 01 de setembro, para debater a importância da prevenção ao suicídio. Participe!
No Brasil, uma pessoas se suicida a cada 45 minutos. E para cada morte por suicídio há outras 20 tentativas. Diante dessas estatísticas e da importância do tema, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) irão promover, no dia 01 de setembro, o Seminário de Saúde Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio. O evento, que terá como tema “É preciso falar!”, será realizando em formato híbrido, pela plataforma Zoom e participações presenciais limitadas, no Espaço Cultural e Esportivo.
“Os dados de suicídios no Brasil são alarmantes. Além disso, temos um alto índice de tentativas de suicídio na categoria bancária. Por isso, vamos realizar já no primeiro dia de setembro, mês de conscientização sobre a importância da prevenção aos suicídios, um evento para chamar a atenção da sociedade para essa temática”, explica Patrícia Carbornal, secretária de Saúde do Sindicato.
“Acreditamos que ao falar sobre suicídios, inclusive na categoria bancária, conseguiremos desmistificar o tema, contribuindo com a prevenção e a redução dos números de tentativas e de óbitos. Nosso objetivo é provocar o debate, disseminar informações sobre o tema e incentivar a ação para salvar vidas!”, completa a secretária de Saúde da Fetec-CUT-PR, Vanderléia de Paula.
Seminário de Saúde Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio | “É preciso falar!”
Data: quinta-feira, 01 de setembro
Horário: das 9h00 às 16h00
Inscrição para modalidade virtual: https://forms.gle/2BUNSqTSU8Qkoqpw8
Inscrição para modalidade presencial: limitadas, mais informações pelo WhatsApp (41) 9 9809-7247
Programação
09h00 – Mesa de abertura
09h30 – Mesa 1 de debates
André Guerra (CRP-07/22626), doutor em Psicologia Social e responsável pelo serviço de Psicologia do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, com o tema “Suicídio: É preciso falar”
Elver Andrade Moronte (CRM-PR/23243), médico do Trabalho e integrante do Ministério Público do Trabalho (MPT), com o tema “Saúde do trabalhador bancário”
12h00 – Intervalo de almoço
13h00 – Mesa 2 de debates
Ricardo Nunes de Mendonça (OAB-PR/35460), advogado Trabalhista e doutorando em Ciências Jurídicas e Políticas, com o tema “Assédio moral e o suicídio no ambiente de trabalho”
Pedro Braga Caneiro (CRP-08/13363), psicólogo e doutorando em Tecnologia e Sociedade, com o tema “Pósvenção: O luto e o cuidado com sobreviventes”
15h00 – Posse dos delegados sindicais eleitos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região