Foto: Joka Madruga/SEEB Curitiba
O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região fechou na manhã desta segunda-feira, 5 de outubro, as duas agências da BV Financeira na capital. O protesto é um ato solidário contra o fechamento da plataforma de crédito da empresa em Fortaleza (CE), no dia 1.º de outubro, em que foram demitidos 65 trabalhadores e trabalhadoras.
A secretária do ramo financeiro do Sindicato, Katlin Salles, explicou que a BV obteve um lucro líquido de R$ 268 milhões no primeiro semestre deste ano e que não há motivações para o fechamento da unidade na capital cearense. “A BV agiu de forma abusiva e com total descaso com as pessoas que ali trabalham, uma vez que a empresa simplesmente fechou as portas e sequer comunicou ao sindicato. Em nenhum momento houve uma preocupação com os trabalhadores e trabalhadoras. Não podemos aceitar isso”.
A ideia inicial era deixar as agências da BV fechadas o dia inteiro. Porém, por conta do ato, a empresa chamou Salles para uma reunião em São Paulo para debater o assunto. “Vamos tentar reverter essa situação em Fortaleza e exigir garantias de que a BV não irá repetir essa situação em Curitiba e em outras cidades do Brasil. Espero que a conversa seja bem produtiva e que hajam boas notícias”, encerra.