O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região realizou, na manhã desta quinta-feira, 21 de julho, um ato em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal, localizado na Praça Carlos Gomes, na capital paranaense. A mobilização foi em defesa do importante papel social da Caixa enquanto banco público e também da saúde e da vida de seus empregados e empregadas.
📺 Confira a transmissão ao vivo do ato no Instagram do Sindicato.
“Nós exigimos respeito e condições de trabalho decentes para os trabalhadores da Caixa! São eles que garantem, dia após dia, o compromisso que este banco público tem com o desenvolvimento social do Brasil e com o povo brasileiro”, lembrou o presidente do Sindicato e empregado da Caixa, Antônio Fermino. A categoria exige o fim do assédio moral e sexual e cobra da atual direção do banco uma gestão que não cause adoecimentos e mortes.
📸 Confira mais fotos do ato no Facebook do Sindicato.
Participaram do ato, junto com o Sindicato, a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR), a Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal do Paraná (Apcef-PR) e a Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal do Paraná (Agecef-PR).
Tragédia
Depois das denúncias de assédio moral e sexual que fizeram Pedro Guimarães deixar a presidência da empresa, a morte – ainda em investigação – do diretor de Controles Internos e Integridade, Sérgio Ricardo Faustino Batista, nas dependências do edifício sede da Caixa, em Brasília, tem gerado uma onda de protestos em todo o Brasil.
O Sindicato reitera sua solidariedade a todos os familiares, amigos e colegas de trabalho de Batista. E reforça o pedido para que o caso seja investigado com rigor e seriedade, assim como todos as denúncias de situações que prejudicam o ambiente e o trabalho das empregadas e dos empregados da Caixa, que vêm sendo divulgadas pela imprensa.
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região