Como já é prática, a empresa que realiza a auditoria no HSBC com intuito de renovação ou concessão da certificação SA 8000 esteve reunida com representantes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região na segunda-feira, dia 16 de novembro, no Espaço Cultural.
A SA 8000 é uma norma internacional de avaliação da responsabilidade social para empresas fornecedoras e vendedoras, baseada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em outras convenções.
Durante a reunião, a empresa recebeu um detalhado relato sobre as últimas ações do banco no que se refere aos trabalhadores. Dentre os temas tratados, a desvalorização dos profissionais que atuam no HSBC, a redução do número de agências e frequentes demissões, as práticas antissindicais realizadas durante a Campanha Salarial 2009 e os ajustes contábeis que interferiram no valor pago à titulo de Participação nos Lucros e Resultados aos trabalhadores.
Participaram do encontro representando os bancários do HSBC: Carlos Alberto Kanak, coordenador nacional da Comissão de Organização dos Empregados do HSBC e secretário-geral do Sindicato, Marco Aurélio Cruz, secretário de administração e Otávio Dias, presidente do Sindicato.