Tema da reunião foram as preocupações operacionais com a atividade de pagamento de precatórios federais
Na tarde de quarta-feira, 13/07, os representantes sindicais BB Ana Smolka, Dalton Bilbao e Pablo Diaz estiveram em reunião com a gerência da Plataforma de Suporte Operacional (PSO), a fim de tratar da questão dos pagamentos de precatório federais pelos caixas. A reunião solicitada pelos representantes sindicais teve como motivação queixas dos colegas caixas quanto a preocupações levantadas referentes às operações e o processo como um todo.
Foram apresentadas as seguintes preocupações operacionais:
– Falta de treinamento;
– Cobrança de metas sobre uma operação complexa;
– Responsabilização pecuniária dos caixas e abertura de GEDIP em caso de falhas em serviço;
– A percepção de falta de apoio logístico, com esclarecimento de dúvidas, nas operações.
Após a exposição das partes, a gerência da PSO se comprometeu a estabelecer um cronograma de treinamento mais efetivo e habilitar os caixas para que possam efetuar os pagamentos com mais segurança. Explicou ainda que a PSO dispõe de profissionais preparados para assessorar em caso de dúvidas.
Outro ponto esclarecido pelo gestor é o de que a GEDIP até R$ 40.000,00 segue a regra de falha em serviço e que os casos de fraude serão tratados via sistema ROI.
A fim de assegurar que os trabalhadores não sejam prejudicados, o Sindicato reforçou o compromisso firmado de treinamento e alerta aos colegas com função de caixa que formalizem todas as dúvidas via correio e que atuem conforme as instruções do suporte da PSO.
O Sindicato entende que as verbas judiciais devem ser pagas por bancos públicos, pois é mais uma função de atendimento à população. Contudo, isso não significa que os cuidados necessários não devam ser rigorosamente tomados, pois o banco público está também sob a égide do direito administrativo, cujos princípios explícitos na CF de 1988 são o da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
O Sindicato permanece atento ao cumprimento do que foi acordado e à disposição dos caixas para suas demandas.
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região