Iniciativa desenvolve ações junto a entidades sindicais e organizações da sociedade civil
O Sindicato Solidário iniciou uma ação junto a entidades sindicais, de governo e da sociedade civil, em mobilização de solidariedade e ajuda às vítimas dos desastres das chuvas no litoral norte de São Paulo, durante o Carnaval. A tragédia, que atingiu especialmente São Sebastião, Caraguatatuba, Bertioga e Ubatuba, contabiliza 65 mortos.
No momento, além de apoio a resgates e busca por pessoas, as campanhas humanitárias estão concentradas principalmente na arrecadação e distribuição de alimento, água, roupa e material de higiene. Também há ações em defesa de animais de estimação. No momento, o Sindicato Solidário organiza parcerias com ONGs, sindicatos e entidades.
Contraf-CUT
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) está iniciando diálogo institucional com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), para que os bancos também participem das ações de ajuda humanitária e de recuperação da região. Para a secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT, Rita Berlofa: “os bancos que atuam nas cidades atingidas, também devem se mobilizar nesse movimento de solidariedade, não apenas com contribuições materiais, mas também com o uso das agências como pontos logísticos para distribuição. A situação é de calamidade”.
Também estão sendo encaminhadas ações junto a órgãos públicos, das esferas municipais, estadual e federal, tanto para iniciativas de solidariedade no momento atual, como para ações no sentido de se evitar que desastres como o do litoral norte se repitam. “As autoridades devem se comprometer com protocolos de prevenção e segurança civil, para que tragédias como essas não voltem a castigar a sociedade brasileira”, completa Rita.
Instituto Verdescola
A Contraf-CUT está apoiando o Instituto Verdescola, que está em intensa atividade, desenvolvida por voluntários, para ajudar desabrigados e feridos. As doações podem ser feitas pelo PIX verdescola@verdescola.org.br, por depósito em conta (CNPJ 07.707.869/0001-10, banco Itaú, agência 8499, conta 28366-4) ou por cartão de crédito, por meio deste link no site da organização. A organização Gerando Falcões está trabalhando em parceria com a Verdescola.
Sindicato Solidário
O Sindicato Solidário surgiu durante o isolamento social da pandemia de covid-19. “Na mais grave crise da humanidade, precisamos preservar vidas”, diz a mensagem inicial da página do movimento, uma iniciativa da Contraf-CUT – com a parceria de outras entidades, como CUT, Intersindical e CTB – que busca mobilizar sindicatos e federações ligadas ao ramo financeiro, em especial a categoria bancária, em favor de uma postura humanitária de todos.
Para o secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT, Almir Aguiar, “buscamos ações de união, apoio e respeito à vida, para ajudar quem está em situação difícil, muitas vezes correndo risco de perder a própria vida. A categoria está presente em todos os lugares do Brasil, é organizada e tem tradição em ser solidária”.
Dezenas de federações e sindicatos do ramo, em diversos estados do país, fazem parte do Sindicato Solidário (veja lista aqui). O site também traz informações sobre como integrar a iniciativa, indicar entidades para receber doações e notícias sobre ações, como em Petrópolis e Teresópolis.
Resistindo com Solidariedade
Desde o início da pandemia de Covid-19, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região e entidades parceiras estão realizando a campanha Resistindo com Solidariedade. O objetivo é levar comida e itens de limpeza e higiene para dezenas de famílias que ficaram desamparadas desde o início da pandemia.
A ação conjunta de bancários e financiários já resultou na doação de dezenas toneladas de alimentos, milhares litros de leite, itens de higiene, centenas de máscaras, roupas e cobertores, que foram distribuídos para famílias de comunidades de Curitiba e região metropolitana, entre elas a Vila Pantanal, Vila Joanita e também nas ocupações no bairro da CIC, além de doações entregues à Associação Brasileira de Amparo a Infância (Abai).
A campanha é permanente e o Sindicato reitera seus esforços como ponto de coleta, reforçando os pedidos de doações.
> Para doações físicas, deixe os itens na Sede Administrativa do Sindicato:
Rua Westphalen, 637 – Centro
Segunda à sexta-feira
Das 09h00 às 17h00
> Para doações financeiras, utilize a conta poupança do Sindicato:
Banco: Caixa
Agência: 0368
Operação: 013
Conta: 139.797-8
CNPJ: 76.587.955/0001-59
Chave PIX: tesouraria@bancariosdecuritiba.org.br (e-mail)
Fonte: Contraf-CUT