O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região obteve uma grande vitória diante do Itaú. Seis bancários, demitidos no primeiro semestre de 2013, conseguiram ter suas demissões suspensas graças à atuação firme das Secretarias de Saúde e de Assuntos Jurídicos que conseguiram uma Ação Civil Pública pelo Ministério Público do Trabalho, em que o Itaú foi proibido de dispensar bancários adoecidos.
Estes seis bancários passaram pela perícia do INSS, que comprovou e reconheceu que os problemas de saúde dos trabalhadores foram causados pelo trabalho. Assim, as demissões foram suspensas.
Procure o Sindicato – O Sindicato orienta a todo bancário que busque ajuda médica caso sinta sua saúde fragilizada e, se preciso, não tenha medo de pedir afastamento para se tratar. “É importante também, nestes casos, buscar ajuda junto à Secretaria de Saúde do seu sindicato, pois, muitas vezes, o trabalhador afastado para tratamento não faz jus aos seus direitos por falta de informação”, alerta Ana Fideli, secretária de Saúde do Sindicato. Em caso de dúvidas, escreva para saude@bancariosdecuritiba.org.br.