Na tarde de hoje, o presidente da Fetec/PR e coordenador da Comissão de Empresa do HSBC, Adilson Stuzata, protocolou um pedido de fiscalização para as agências do HSBC na DRT, Delegacia Regional do Trabalho.
A denúncia é de que o banco HSBC está contratando comerciário para fazer trabalho de bancário. As chamadas promotoras de vendas, que vendem seguros, TC, estão atendendo e orientando clientes, enfim, executando o trabalho de um bancário.
Amanhã, 11, Adilson Stuzata estará em Brasília, no Ministério do Trabalho e Emprego, levando a questão do par time.Trata-se de um contrato por tempo parcial que era pra ser executada em uma jornada durante a semana, no entanto, o banco HSBC vem concentrando a carga horária na segunda e na sexta-feira.
Ou seja, esses bancários que teriam que cumprir apenas uma jornada parcial, acabam trabalhando seis horas, reduzindo assim o número de trabalhadores nas agências. Os bancários estão fazendo várias outras denúncias contra o HSBC.
Entre elas estão a não realização da reunião de março, previamente acertada com o próprio banco, o interrompimento dos exercícios laborais onde existiam, a falta de uma investigação profunda sobre o assédio moral e a proibição da distribuição da cartinha de Saúde, Segurança e Prevenção do Trabalho Bancário no Sindicato dos Bancários de Curitiba.
Fetec/PR