16/02/2004
(São Paulo) A Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT está enviando à Rede CUT informes sobre o Projeto “Mil Mulheres” para o Prêmio Nobel da Paz para 2005. O formulário de indicação deve ser preenchido e encaminhado até 30 de abril de 2004. A urgência de prazo se dá em função das várias etapas que o processo de seleção exige. As candidaturas passarão por pré-seleção pela coordenadora da região. A escolha final será feita através de um Grêmio Internacional, em novembro deste ano. A coordenadora brasileira é Clara Charf.
O projeto tem por objetivo conferir o reconhecimento internacional aos trabalhos realizados por mulheres em prol da paz, nos campos da política, economia, cultura, justiça social e ecologia.
Entende-se que as mulheres, em geral, viabilizam a paz na medida em que empregam/promovem meios ativos e não violentos para a solução de conflitos; desenvolvem trabalhos de longa duração e sustentabilidade. Agem com coragem e responsabilidade.
A indicações de nomes devem ser individuais. Organizações e grupos podem ser indicados somente quando exceções. Neste caso, devem ser muito bem fundamentados. Não serão aceitas auto-candidaturas.