Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Uma postura de segurança é imprescindível nas empresas

O acidente que ocorreu na sexta-feira, dia 20, na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, mostrou a importância das empresas, públicas e privadas, investirem maciçamente em qualificação dos trabalhadores, condições de trabalho e segurança. Os procedimentos de emergência adotados na Repar diante da explosão dos dutos de saída da caldeira evidenciaram o preparo técnico e treinamento dos trabalhadores da refinaria.

Claro que a refinaria é uma empresa de grande periculosidade, entretanto, a postura de segurança é necessária para qualquer empresa, independente do setor em que atua. Mesmo o setor bancário, por exemplo, exige maior investimento em dispositivos como câmeras e portas com detectores de metal, assim como a revisão dos planos de segurança das agências, além de maior número e mais qualificação para os vigilantes. Com a categoria bancária o maior problema são os assaltos, mostrando como a questão é ampla, mas envolve todas as empresas e trabalhadores.

O problema na Repar mostrou que recursos aplicados em segurança revertem em proteção à vida. Em poucos instantes, a refinaria foi evacuada, permanecendo apenas os trabalhadores com preparo para identificar, combater e corrigir o problema. Não houve vítimas, graças ao preparo técnico e treinamento dos trabalhadores e também da existência de equipamentos de proteção individuais e coletivos.

O incidente só trouxe danos materiais. Agora é o momento de apurar as causas, que podem ser resultado de uma conjunção de fatores, e de refletir sobre a necessidade permanente de investimentos em segurança, qualificação e em condições de trabalho nas empresas. Estes recursos salvam vidas.

Deixe um comentário

0/100

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]