Foi realizada nesta quinta-feira, 14 de julho, na Colônia de Férias dos Comerciários, localizada em Praia Grande, a IV Oficina de Formação da Uni Juventude Brasil. O evento reuniu jovens sindicalistas de todo o Brasil e debateu a atual conjuntura econômica e social do País, além dos desafios da juventude para o próximo período. O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região foi representado pela sua secretária de Igualdade e Diversidade, Gisele Falat, e pelo dirigente sindical Bruno Wunderlich.
A IV Oficina de Formação da Uni Juventude Brasil contou com uma análise do economista e técnico do Dieese, Gustavo Carvazan, sobre a crise econômica e social enfrentada pelo Brasil e seus impactou para a juventude. Também foram abordadas as perspectivas para as pautas de juventude com relação às eleições de outubro, em apresentação de Lígia Toneto, secretária estadual da JPT- SP (Juventude Petista de São Paulo), na qual ficou demonstrado que os jovens são o público que mais deseja a saída do atual governo do poder. Outro tema debatido foi a Transição Justa e o Desenvolvimento Sustentável na Perspectiva da Classe Trabalhadora, apresentado pela cientista social Luz Gonzales.
“O dia foi muito rico, com três debates importantíssimos: começamos analisando a crise econômica e social para a juventude; seguimos debatendo os desafios e as possibilidades para a juventude nas eleições 2022; e, por fim, fizemos o debate sobre a transição justa e o desenvolvimento sustentável na perspectiva da classe trabalhadora, de como incluir as necessidades e pensar em possibilidades com as mudanças dessa transição. Saímos daqui repletos de informações para refletirmos e encararmos os desafios da juventude!”, avaliou Bruno Wunderlich.
Recado de Pepe Mujica
A presidenta da Juventude da UNI Américas, Lucimara Malaquias, esteve pessoalmente com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e transmitiu em vídeo (assista abaixo) a mensagem do líder latino-americano para os jovens sindicalistas presentes na IV Oficina de Formação da Uni Juventude Brasil.
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, com informações do SP Bancários